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Mulheres na liderança: como a Afya apoia esse movimento global

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A Gradient

A construção da equidade de gênero no mercado de trabalho passa por uma mudança de mentalidade da sociedade como um todo. Investir em liderança feminina é fundamental para quem quer um futuro mais justo e promissor para todas as pessoas. E isso não se faz apenas ofertando vagas. É preciso, também, criar oportunidades de desenvolvimento para profissionais mulheres.

Para contribuir com essa transformação, em 2010, o Pacto Global das Nações Unidas e a ONU Mulheres desenvolveram os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Com isso, a ampliação da participação feminina em cargos de liderança passou a ser uma das metas do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 5), da Organização das Nações Unidas.

A Afya, maior ecossistema de educação médica e healthtechs do Brasil, assumiu o compromisso público de ter, pelo menos, 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030. “Quando assumimos esse compromisso estávamos com números próximos a 36% e seguimos avançando com robustez”, lembra Michelle Dentes, diretora de Desenvolvimento, Remuneração e Bem-estar na Afya. “Agora, já alcançamos 41% de mulheres em cargos de gerência e superiores." Outro marco diz respeito à governança: são quatro mulheres entre os 10 membros do Conselho de Administração da companhia. Além disso, em 2020, a Afya tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU e conquistou o selo Women on Board, uma iniciativa independente que conta com o apoio da ONU Mulheres Brasil.  

Para continuar incentivando a equidade de gênero no mercado, algumas empresas promovem iniciativas como promoção de uma cultura inclusiva, adoção de novas práticas de trabalho e adaptação de programas de aprendizagem. A Afya, por exemplo, lançou este ano, o programa de Mentoria para Mulheres (MMA), com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de líderes mulheres para que sejam protagonistas de suas carreiras e prepará-las para cargos mais estratégicos.  

A primeira edição do programa conta com a participação de 50 gestoras, entre coordenadoras e gerentes, de todas as áreas do negócio, que receberão mentorias de cinco diretoras da Afya (saiba quem são elas mais abaixo). “O programa vai até dezembro de 2023 e a nossa expectativa é que as participantes se tornem mentoras de outras colaboradoras da empresa nas próximas edições do MMA, estimulando a colaboração, troca e o compartilhamento de experiências e conhecimento entre elas”, explica Fernanda Pacheco, gerente de Treinamento e Desenvolvimento na Afya.  

As participantes do programa serão divididas em grupos para participar de workshops com especialistas e encontros virtuais de imersão com suas respectivas mentoras para discutir assuntos como protagonismo, mindset de crescimento, autoconfiança, liderança, criatividade e inovação. Ao longo do programa, também serão realizados dois vídeos casts abertos para todas as colaboradoras da empresa sobre os temas Carreira e Maternidade e Produtividade Pessoal.  

Reconhecimento

Ainda há um longo caminho para alcançarmos a equidade em papéis de liderança. Mas o crescimento mostra também que o mercado está priorizando a questão. E a Afya parece estar no caminho certo. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia é uma das empresas brasileiras com mais igualdade de gênero, segundo o Índice da Bloomberg (do inglês GEI – Gender Equality Index), que considera o desempenho de empresas de capital aberto em métricas relacionadas à equidade de gênero no local de trabalho. As 483 empresas de 45 países ou regiões que compõem a lista deste ano foram avaliadas a partir de questões distribuídas em cinco pilares: liderança feminina e oportunidades de carreira, igualdade e paridade de remuneração entre gêneros, cultura inclusiva, políticas contra assédio sexual e marca pró-mulher.

Em 2023, a Afya também foi uma das vencedoras da quinta edição do prêmio “Mulheres na Liderança”, que reconhece as empresas com as melhores práticas para ascensão feminina. Das 207 empresas participantes, 27 foram reconhecidas como destaque em 36 categorias, compostas por 25 segmentos de atividade, e 6 eixos temáticos: Estratégia e Estrutura; Recrutamento, seleção e retenção; Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; Mulheres e Interseccionalidades; Qualificação e incentivo a liderança feminina; e Atuação externa. No setor de Educação, a Afya foi a empresa com o melhor desempenho nos pilares avaliados. As empresas se inscreveram gratuitamente e responderam a mais de 80 perguntas.