Notícias
Sustentabilidade

Afya registra crescimento em atendimentos gratuitos de saúde e ultrapassa meta anual do compromisso no ODS 3

Compartilhe
atendimento-consultorio

No último dia 12 de novembro, a Afya divulgou ao mercado os resultados dos nove primeiros meses de 2025, com destaque para os avanços em suas iniciativas ESG. No acumulado de janeiro a setembro, a companhia realizou 739.803 atendimentos gratuitos de saúde, oferecidos em ambulatórios próprios e nos equipamentos públicos de saúde a pacientes, no geral, encaminhados pelo SUS. Esse número já ultrapassa o total anual que o grupo estabeleceu para alcançar a meta pública de realizar 5 milhões de atendimentos até 2030, compromisso firmado junto ao Pacto Global da ONU, no ODS 3.

Somente no 3º trimestre de 2025, foram realizados 257.630 atendimentos, o que representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 221.230 atendimentos. “Esse aumento reforça o papel da Afya como agente transformador na saúde pública brasileira e representa um impacto direto na promoção da saúde em diversas regiões do país, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, afirma Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya.

Cabe ressaltar que, desse montante, 68% dos atendimentos foram realizados nas regiões Norte e Nordeste e mais de 17 mil consultas médicas especializadas foram ofertadas à população nas unidades de pós-graduação médica. Encerramos o período com 638 parcerias ativas com clínicas, hospitais e prefeituras, ampliando o alcance e a relevância da atuação assistencial em saúde.

Instituto Afya

Além dos números expressivos, lançamos, em agosto, o Instituto Afya, organização independente e sem fins lucrativos dedicada à produção de conhecimento, desenvolvimento de soluções em saúde e mobilização multissetorial para o enfrentamento das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs), como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O Instituto Afya atua em duas grandes frentes estratégicas: pesquisa e inovação, e engajamento e articulação, com o propósito de transformar a saúde das pessoas por meio de um cuidado contínuo e duradouro, com impacto em cada vida e no todo.  

As CCNTs representam hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 43 milhões de pessoas morreram por CCNTs em 2021. Saiba mais sobre o Instituto Afya em www.institutoafya.org.    

Gestão ambiental

No terceiro trimestre de 2025, a Afya apresentou avanços significativos em seus indicadores ambientais relacionados à energia. A geração de energia renovável aumentou 13%, impulsionada pela maior incidência solar durante o inverno seco. O cenário climático também contribuiu para uma redução de 14% no consumo total de energia, especialmente pela menor demanda por climatização em algumas unidades de ensino. Como resultado, a porcentagem de energia renovável consumida cresceu 15%, refletindo tanto o aumento da geração fotovoltaica quanto a queda no consumo geral.  

O maior destaque no período foi para a conquista da certificação ISO 14001 pela unidade em Itabuna (BA). O selo internacional reconhece a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estruturado, com foco na mitigação de impactos, uso eficiente de recursos e cumprimento de exigências regulatórias e de mercado.  

A certificação foi obtida após uma rigorosa auditoria externa, conduzida pela Bureau Veritas, que avaliou a conformidade da empresa com os principais pilares da norma ISO 14001. Com isso, a Afya é primeira Instituição de Ensino Superior da região Nordeste a obter a certificação e a conquista é mais uma prova concreta do compromisso do grupo com práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis.