Por
Redação Afya
25.8.2025
•
3 min de leitura
Compartilhe
No dia 23 de agosto, durante o Afya Summit, a Afya anunciou a criação do Instituto Afya. A organização independente e sem fins lucrativos será dedicada a produção de conhecimento, desenvolvimento de soluções em saúde e mobilização multissetorial para o enfrentamento das Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs), como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
As Condições Crônicas Não Transmissíveis representam hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 43 milhões de pessoas morreram por CCNTs em 2021.
No cenário nacional, dados do Ministério da Saúde indicam que metade da população brasileira possui pelo menos uma CCNT diagnosticada. Em 2021, essas condições foram responsáveis por 54,7% dos óbitos no país, sendo 41,8% entre pessoas em idade produtiva.
Definidas como condições de origem não infecciosa, que não são causadas por vírus ou bactérias e nem transmitidas de pessoa para pessoa, as CCNTs incluem diabetes, doenças cardiovasculares (como hipertensão, infarto e AVC), neoplasias e doenças respiratórias crônicas (como asma e bronquite). A origem dessas condições está frequentemente relacionada a fatores como estilo de vida, condições ambientais e determinantes sociais de saúde.
“Frente a esse cenário, o Instituto Afya estrutura sua atuação em dois eixos estratégicos. O primeiro é pesquisa e inovação, com foco na geração de dados, evidências científicas e soluções aplicáveis à prevenção, diagnóstico e tratamento das CCNTs. O segundo é engajamento e articulação, que visa mobilizar o ecossistema de saúde para implementar soluções com potencial de escala e influenciar políticas públicas”, explica Gustavo Meirelles, Vice-Presidente Médico da Afya e copresidente do Instituto.
Stella Brant, Vice-Presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya e também copresidente do Instituto, reforça o potencial papel transformador da nova instituição. “O Instituto Afya nasce com o compromisso de impactar positivamente a saúde da população brasileira, ampliando o acesso ao cuidado por meio da ciência, da inovação e da colaboração entre os setores público e privado. Queremos contribuir para soluções que sejam não apenas eficazes, mas também sustentáveis e com impacto real na vida das pessoas.”
Mesmo ligado à Afya, o Instituto irá funcionar de forma independente e com identidade institucional própria. Essa separação jurídica e operacional amplia a capacidade de atuação em rede, facilita a formalização de parcerias e permite maior flexibilidade para captação de recursos e execução de projetos em diversas regiões do país.
Saiba mais sobre o Instituto Afya em www.institutoafya.org.