Notícias
Sustentabilidade

Afya fortalece gestão ambiental e conquista certificação internacional ISO 14001

Compartilhe
iso14001_itabuna

A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em Medicina do Brasil, conquistou a certificação ISO 14001 por sua unidade em Itabuna (BA). O selo internacional reconhece a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estruturado, com foco na mitigação de impactos, uso eficiente de recursos e cumprimento de exigências regulatórias e de mercado.  

A certificação foi obtida após uma rigorosa auditoria externa, conduzida pela Bureau Veritas, que avaliou a conformidade da empresa com os principais pilares da norma ISO 14001. O reconhecimento representa um avanço significativo na consolidação da governança ambiental da Companhia, especialmente ao integrar critérios sustentáveis a processos cotidianos e a diferentes áreas da unidade.

“A Afya é primeira Instituição de Ensino Superior da região Nordeste a obter a certificação e essa conquista é mais uma prova concreta do nosso compromisso com práticas ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Agora fazemos parte de um grupo seleto de empresas que incorporam a sustentabilidade em sua estratégia de negócio e implementam medidas práticas para garantir a preservação do meio ambiente em suas operações diárias”, destaca Cíntia Marian, diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya.  

A certificação é composta por uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas visando diminuir o impacto no meio ambiente, além de atestar a responsabilidade e o desenvolvimento das atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar os riscos ambientais e tornar a operação mais sustentável.

Jornada até a conquista da certificação

O processo para obter a certificação não foi simples e exigiu um conjunto de ações coordenadas e planejadas com precisão para refletir o compromisso contínuo com uma gestão ambiental responsável.

“Para obter a ISO 14001, iniciamos um processo detalhado de planejamento e adequação operacional, em 2024, 12 meses antes da auditoria. Isso incluiu a avaliação dos impactos ambientais associados às atividades da Afya Itabuna e a criação de procedimentos operacionais para garantir que estivessem alinhados com os mais rigorosos processos internacionais”, reforça Isabela Nunes, coordenadora Ambiental da Afya.

Também foram implementados novos treinamentos para conscientizar e capacitar os colaboradores da Afya Itabuna sobre práticas ambientais sustentáveis e a importância do cumprimento dos requisitos legais. No que diz respeito à tecnologia, a unidade adotou um software para auxiliar no gerenciamento e controle dos requisitos legais ambientais, facilitando a conformidade com a vasta e complexa legislação ambiental. Atualmente, a unidade certificada cumpre 204 requisitos legais distribuídos em emissões atmosféricas, resíduos sólidos, sinalização de segurança, incêndio, vigilância sanitária, entre outras categorias.

“Toda a mobilização e investimentos realizados no período de um ano foram fundamentais para garantir que alcançássemos os padrões exigidos pela certificação. Essa conquista reflete o empenho de toda a equipe da Afya Itabuna em provar que é possível crescer de forma sustentável. Passamos a integrar a responsabilidade ambiental ao nosso DNA, sempre com foco na melhor experiência de nossos alunos e no menor impacto ambiental possível em nossa região”, afirma Luciano Tourinho, diretor geral da Afya Itabuna.

Benefícios e valores agregados à certificação

A conquista já começa a gerar efeitos práticos: redução de riscos ambientais, melhorias no gerenciamento de resíduos, uso mais consciente de água e energia, além de maior integração entre equipes em torno de metas sustentáveis. Isso resulta em decisões mais conscientes, eficiência operacional e maior engajamento dos stakeholders. Além disso, práticas ambientais sólidas criam um ambiente de trabalho mais responsável e fortalecem nosso posicionamento no mercado. Ela também reforça a reputação da empresa como uma marca ESG e aumenta a confiança dos seus públicos de interesse, como alunos, colaboradores, poder público, parceiros e investidores.  

Em relação ao controle e gerenciamento das atividades ambientais, já foi possível observar uma redução de 69% para 44% dos resíduos gerados na unidade enviados para aterro sanitário, o que resultou no envio de mais de uma tonelada de resíduos para reciclagem. No tema energia, a unidade passou a ser autossuficiente em 2024, gerando energia renovável por meio de painéis solares. Desde então, tem abastecido não apenas a si mesma, mas também outra unidade do grupo. Entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, foram gerados aproximadamente 556 MWh, quantidade suficiente para abastecer mais de 350 residências na região Nordeste do país.  

Segundo Micaela de Jesus Santos, analista administrativo da unidade, as melhorias processuais e a redução nos impactos ambientais na região foram possíveis, também, pela conscientização e engajamento realizados junto à comunidade acadêmica. “Criamos um time de embaixadores, do qual eu faço parte, para impulsionar ainda mais as iniciativas ambientais da instituição. Realizamos campanhas de comunicação em todos os nossos canais internos, demos orientação sobre o SGA para os alunos calouros no início do semestre, promovemos a Semana do Meio Ambiente e várias outras iniciativas para disseminar práticas sustentáveis e promover uma cultura ambiental”, ressalta.

Para a Afya enquanto grupo, a certificação também amplia o alinhamento com compromissos estabelecidos nos ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima). Em 2024, lançamos quatro metas públicas relacionadas à dimensão ambiental, que atendem diretamente a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um compromisso com o futuro

Durante a auditoria foram identificados pontos de melhoria, já incorporados em planos de ação corretiva, com previsão de conclusão até março de 2026. A Companhia se prepara para expandir o SGA a outras unidades do grupo nos próximos anos tendo como modelo o processo implementado em Itabuna. “A partir de 2026, o objetivo é monitorar continuamente o desempenho dos indicadores ambientais da unidade certificada para revalidar anualmente a sua certificação, além de implementar o Sistema de Gestão Ambiental em outras unidades, considerando as particularidades de cada região e os aprendizados obtidos durante o processo de certificação em Itabuna”, afirma Isabela Nunes.