Detalhes da organização
Afya Participações S.A., com escritório administrativo em Nova Lima (MG), Brasil.
Nomeação e seleção para o mais alto órgão de governança
Em 2023, a composição desse órgão de governança foi alterada com a eleição de um novo membro independente – ao todo, são quatro conselheiros independentes. A composição total do órgão é formada por 11 conselheiros. No processo de seleção para o Conselho, são considerados critérios técnicos, como solidez de histórico profissional, agregados à vivência em negócios similares aos da Afya, além de aspectos reputacionais. Todas as indicações para ocupar o cargo de membro desse colegiado são avaliadas pelo Comitê de Gente e ESG, previamente à aprovação e eleição. No caso de membros independentes, a avaliação é feita pela Assembleia Geral de Acionistas.
Presidente do mais alto órgão de governança
O Conselho de Administração é conduzido sob o formato de copresidência – adotado em 2022 –, e nenhum dos dois conselheiros nessa posição acumula a função de CEO, tampouco exerce outras funções executivas na Afya. Os conselheiros independentes exercem um mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição, que se concluirá em 15 de junho de 2025. Já os conselheiros que foram indicados pela Bertelsmann, pela Família Esteves (fundadora) e pelo Softbank ocuparão o cargo por prazo indeterminado, sujeito à discricionariedade do responsável pela indicação.
Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos
Na Afya, a gestão dos temas ESG é pautada pela Política de Sustentabilidade e envolve todas as áreas, sob a liderança da Diretoria de Sustentabilidade e supervisão do Comitê de Gente e ESG, órgão acessório ou de apoio técnico do Conselho de Administração para acompanhar o tema. O colegiado auxilia o Conselho de Administração a monitorar a execução da gestão de Recursos Humanos, bem como a estratégia das iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Com a função de apoiar o Conselho de Administração no desempenho de suas funções, contamos com dois comitês estatutários, dedicados aos temas de Auditoria, Riscos e Ética, e Gente e ESG. Esses órgãos têm como atribuição o levantamento de informações, dados e métricas sobre temas específicos, além do acompanhamento de preocupações cruciais, identificadas por meio de avaliações de cenários, e da execução das estratégias de negócios pelas áreas operacionais. Quando necessário, essas questões são submetidas à apreciação do Conselho de Administração.
Delegação de responsabilidade pela gestão de impactos
Com a função de apoiar o Conselho de Administração no desempenho de suas funções, contamos com dois comitês estatutários, dedicados aos temas de Auditoria, Riscos e Ética, e Gente e ESG. Esses órgãos têm como atribuição o levantamento de informações, dados e métricas sobre temas específicos, além do acompanhamento de preocupações cruciais,
Item a
i. Stella Brant, Vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade.
ii. temos uma área responsável por gerenciar os impactos continuamente, a área de Sustentabilidade, que está sob a VP de Marketing e Sustentabilidade.
Item b
A área de Sustentabilidade se reúne regularmente com a VP de Marketing e Sustentabilidade para relatar o andamento de suas atividades e projetos. Quando necessário, a área também participa das reuniões do Comitê de Gente e ESG.
Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade
O Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 foi submetido à análise e validado por membros do Comitê de Gente e ESG e do Conselho de Administração.
Item a
Com relação aos temas materiais, a Matriz de Materialidade original, desenvolvida em 2022, foi aprovada pela Alta Administração da Afya, conforme processo descrito no Relatório Anual de Sustentabilidade referente a esse ano. Com relação à revisão temática realizada para o ano-base 2023, ela foi validada pela VP de Marketing e Sustentabilidade.
Conflitos de interesse
Como garantia do cumprimento da Política sobre Transações com Partes Relacionadas e Conflitos de Interesses, anualmente, questionários são preenchidos pelos gestores da Companhia, permitindo a identificação, realizada de forma sistêmica, de situações que envolvam potenciais conflitos de interesses, preservando a transparência nos negócios da Afya e garantindo que estes sejam realizados em conformidade com a legislação em vigor e em condições de mercado.
Comunicação de preocupações cruciais
Colaboradores e todos os públicos de relacionamento podem reportar suspeitas de desvios de conduta por meio do nosso Canal de Ética. Para garantir a imparcialidade e segurança, o canal é administrado por empresa independente, em linha com as melhores práticas de mercado. Os reportes são anônimos, livres de qualquer tipo de retaliação por parte do denunciado e podem ser feitos, de forma confidencial, em diferentes plataformas (0800 e site), que podem ser acessadas 24 horas, todos os dias.
O Canal faz parte dos mecanismos de monitoramento de ações e de indicadores de desempenho adotados pela área de Auditoria Interna e Ética. Caso haja algum caso crítico envolvendo a alta liderança da Companhia, a empresa que administra o canal envia a denúncia para o Comitê de Riscos, Auditoria e Ética (CARE).
Item a
Os casos recebidos por meio de registro no Canal de Ética ou pelas áreas de Compliance ou Auditoria Interna da Companhia, quando considerados críticos, são enviados pelo Compliance Officer ao Comitê de Riscos, Auditoria e Ética (CARE) em até 24h, com reporte ao Conselho de Administração pelo CARE. Caso haja alguma manifestação crítica envolvendo o Compliance Officer, ou algum membro-chave da Administração, a consultoria terceira responsável pelo Canal de Ética envia a referida denúncia diretamente ao Comitê de Riscos, Auditoria e Ética.
Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança
Para que a premissa de D&I seja cada vez mais parte das nossas operações, lançamos, em 2023, nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão. O documento é fundamental para a promoção de um ambiente de trabalho que respeita e valoriza a diversidade em todos os aspectos. A Política traz a visão da Companhia sobre o tema e os comportamentos esperados de todos que atuam em seu nome. Adicionalmente os colaboradores recebem um treinamento mandatório em Diversidade e ESG.
As iniciativas de desenvolvimento dos nossos colaboradores são priorizadas por plataformas e programas de aceleração, com destaque para a Universidade Corporativa Afya (UCA), que oferece cerca de 627 cursos, divididos em 32 trilhas de aprendizagem, e escolas corporativas que visam contemplar os temas exclusivos do nosso negócio. Também trabalhamos com treinamentos obrigatórios para todo o quadro funcional, incluindo os órgãos de governança corporativa. Em 2023, nossos colaboradores, somados, concluíram mais de 172 mil cursos na plataforma.
Além de disponibilizar a UCA, desenvolvemos ações específicas para os professores da graduação e as lideranças. Para os primeiros, mantemos, desde 2021, um programa estruturado de aceleração e capacitação, que já formou mais de 1,4 mil docentes. Já para os líderes, executamos seis programas específicos, incluindo a formação da “primeira liderança”, exclusiva para coordenadores e supervisores; a Academia de Líderes, voltada para gerentes e diretores; o Mentoria para Mulheres, iniciativa de mentoria geral que inclui executivas até o nível de gerência; um programa específico para os fundadores das healthtechs adquiridas pela Afya entre 2020 e 2022; e coaching.
Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança
Atualmente os membros do Conselho Administrativo não são avaliados por seu desempenho.
Políticas de remuneração
Tanto a remuneração quanto os benefícios pagos aos administradores da Afya observam as políticas e normas internas da Companhia de gestão de recursos humanos, assim como as regras da Security and Exchange Comission (SEC – comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, onde a Afya possui capital aberto, na Nasdaq).
Os membros independentes do Conselho de Administração têm remuneração fixa, enquanto a da Diretoria Executiva é composta por parcelas fixas, estabelecidas com base em parâmetros de mercado e reajustadas anualmente, e uma remuneração variável, que consiste em bônus atrelados ao desempenho e vinculados aos objetivos do ano, que incluem metas econômicas, sociais e ambientais. Quaisquer bônus de atração e incentivos de recrutamento de membros da alta administração são previamente avaliados e aprovados pelo Comitê de Gente e ESG.
Como complemento à remuneração variável, um grupo de diretores executivos é contemplado pelo Programa SOP, que oferece a opção de compra de ações da Afya, e pelo Programa RSU, que prevê a concessão de ações restritas. Um dos principais objetivos das iniciativas é atrair e reter profissionais de alto desempenho.
Item a
iii. O Comitê de Gente e ESG analisa e aprova contratos de trabalho, rescisão e renda modificada e renda modificada com remuneração total anual (incluindo salário mensal, planos de curto prazo e planos de incentivo de longo prazo) de R$ 2 milhões ou mais ou que incluam uma obrigação global superior a R$ 6 milhões ou um risco de indenização superior a R$ 6 milhões (abaixo disso, é de responsabilidade da Diretoria Executiva).
iv. Em 30 de novembro de 2023, a Companhia implementou a Política de Clawback para prever a devolução de incentivos e bônus, em caso de retificação das demonstrações financeiras aprovadas. • v. Atualmente, a Companhia não dispõe de benefícios de aposentadoria.
Item b
A remuneração variável está diretamente relacionada com o atingimento das metas e objetivos traçados para o ano e aprovados pelo Conselho de Administração. Essas metas se desdobram para toda a Companhia em metas econômicas, sociais e ambientais.
Entidades incluídas no relato de sustentabilidade da organização
Afya Participações S.A: Graduação, composta por 32 Instituições de Ensino Superior (IES), em 14 estados brasileiros; Educação Médica Continuada, com 15 unidades pelo país; e Soluções Digitais para a Prática Médica. A exceção ocorre nos indicadores ambientais, que abrangem somente a Graduação, a Educação Médica Continuada e os escritórios corporativos.
Item c
i. não há ajustes de informações para participações minoritárias.
ii. são consideradas as Instituições de Ensino adquiridas já integradas às operações administrativas da Afya. Todas as últimas aquisições realizadas pela Companhia - Afya Jaboatão e UNIMA - foram consideradas neste relatório.
iii. não há diferenças, exceto as já citadas em Sobre este relatório.
Processo para determinação da remuneração
O Comitê de Gente e ESG é responsável por apoiar o Conselho de Administração na formulação de estratégias pertinentes aos temas ambientais, sociais e de governança, bem como em questões relacionadas à gestão de recursos humanos, como revisar e estabelecer os parâmetros e a política de remuneração e outros benefícios ou contratar consultorias para esta avaliação.
Item a
ii. A eleição dos membros independentes do Conselho de Administração é feita em Assembleia Geral pelos Acionistas, mas sua remuneração é definida pelo Comitê de Gente e ESG.
Proporção da remuneração total anual
Razão de omissão: informação indisponível/ incompleta.
Explicação: os atuais controles adotados pela Afya não permitem o cálculo da proporção conforme solicitado no indicador.
Declaração sobre estratégia de desenvolvimento sustentável
Como tem acontecido nos últimos anos, tenho novamente a satisfação de entregar o Relatório de Sustentabilidade da Afya em um contexto de excelentes resultados operacionais e financeiros. Resultado da resiliência do nosso modelo de negócio que suporta o forte crescimento com alta rentabilidade e geração de caixa e, em paralelo, com uma execução que promove impactos sociais extremamente relevantes nas regiões onde atuamos. Continue a leitura aqui.
Como representantes dos acionistas da Afya, é com grande satisfação que anunciamos mais um ano de crescimento e de excelentes resultados nos negócios e de avanços na estratégia da Companhia, que reforçam a posição de maior hub de educação e soluções digitais para a prática médica do país. Continue a leitura aqui.
Compromissos de política
Nossas atividades são geridas de forma a colaborar para o cumprimento de objetivos e metas estabelecidos mundialmente e liderados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Somos signatários do Pacto Global da ONU no Brasil desde 2020 e contribuímos para a Agenda 2030, que estabelece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No âmbito do Pacto, aderimos, em 2021, ao nosso primeiro Compromisso Público, no ODS 5 (Igualdade de Gênero): atingir 50% de mulheres em cargos de liderança (gerência e acima) até 2030. Em 2021, o percentual de mulheres nesses cargos era de 35,2%; em 2022, passou a 40,6% e, em 2023, a 45,1%. Em linha com esse direcionamento, em 2023 nos aliamos ao Movimento Elas Lideram, outra iniciativa do Pacto que une instituições parceiras em prol da paridade de gênero.
Ainda na esfera dessa importante iniciativa da ONU, somos parte do Movimento #MenteEmFoco, cujo objetivo é levar a pauta da saúde mental para dentro das organizações.
Para que a premissa de DE&I seja cada vez mais parte das nossas operações, lançamos, em 2023, nossa Política de Diversidade, Equidade e Inclusão. O documento é fundamental para a promoção de um ambiente de trabalho que respeita e valoriza a diversidade em todos os aspectos. A Política traz a visão da Companhia sobre o tema e os comportamentos esperados de todos que atuam em seu nome. Adicionalmente os colaboradores recebem um treinamento mandatório em Diversidade e ESG.
Em 2023, o nosso Código de Ética e Conduta foi atualizado e aprovado pelo Conselho de Administração. O documento contém as práticas aceitáveis e proibidas para a condução dos nossos negócios, sob princípios relacionados a uma conduta corporativa responsável, abordando questões diversas, como combate à corrupção, conflitos de interesses, transações com partes relacionadas, relacionamento com a concorrência, privacidade e propriedade intelectual e defesa de direitos humanos universais, entre outros.
As Políticas são aprovadas pela Diretoria Executiva. O Código de Ética e Conduta é aprovado pelo Conselho de Administração; São aplicáveis a todos que atuam em nome da Afya.
Incorporação de compromissos de política
Nosso caminho é sempre o da integridade e da ética. As nossas diretrizes nesse sentido são disseminadas por meio do Programa de Compliance, que contempla políticas, treinamentos, procedimentos de controles e canal de denúncias, para que possamos mitigar os riscos de corrupção e não conformidades. Tais diretrizes devem ser observadas por todos os colaboradores, parceiros e fornecedores no desempenho de suas atividades, executadas na Afya ou em nome dela.
No âmbito do Pacto, aderimos, em 2021, ao nosso primeiro Compromisso Público, no ODS 5 (Igualdade de Gênero): atingir 50% de mulheres em cargos de liderança (gerência e acima) até 2030. Em 2021, o percentual de mulheres nesses cargos era de 35,2%; em 2022, passou a 40,6% e, em 2023, a 45,1%. Em linha com esse direcionamento, em 2023 nos aliamos ao Movimento Elas Lideram, outra iniciativa do Pacto que une instituições parceiras em prol da paridade de gênero.
Ainda na esfera dessa importante iniciativa da ONU, somos parte do Movimento #MenteEmFoco, cujo objetivo é levar a pauta da saúde mental para dentro das organizações.
Processos para reparar impactos negativos
Colaboradores e todos os públicos de relacionamento podem reportar suspeitas de desvios de conduta por meio do nosso Canal de Ética. Para garantir a imparcialidade e segurança, o canal é administrado por empresa independente, em linha com as melhores práticas de mercado. Os reportes são anônimos, livres de qualquer tipo de retaliação por parte do denunciado e podem ser feitos, de forma confidencial, em diferentes plataformas (0800 e site), que podem ser acessadas 24 horas, todos os dias.
O Canal faz parte dos mecanismos de monitoramento de ações e de indicadores de desempenho adotados pela área de Auditoria Interna e Ética. Caso haja algum caso crítico envolvendo a alta liderança da Companhia, a empresa que administra o canal envia a denúncia para o Comitê de Riscos, Auditoria e Ética (CARE).
Item d
Nosso Canal de Ética está público e pode ser acessado por qualquer parte interessada da Afya. Atualmente, elas não são envolvidas nos processos mencionados neste item, contudo, a partir de 2024 começaremos a executar piloto da implementação do framework de engajamento com partes interessadas, conforme mencionado na página 32, do Relatório Anual de Sustentabilidade. O documento prevê uma maior divulgação do Canal de Ética às partes interessadas prioritárias, além de interação mais próxima e frequente com elas, o que pode resultar em manifestações acerca do canal.
Item e
Periodicamente, são reportados ao Comitê de Auditoria os dados do Canal de Ética – quantidade de relatos, por status, unidade e tipo.
Após a avaliação do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética, as medidas definidas para cada relato – feedback, advertência, desligamento ou outra – são registradas na ferramenta Contato Seguro (de gestão do Canal de Ética), no qual o desenrolar de cada uma é acompanhado.
Mecanismos para aconselhamento e apresentação de preocupações
Nosso caminho é sempre o da integridade e da ética. As nossas diretrizes nesse sentido são disseminadas por meio do Programa de Compliance, que contempla políticas, treinamentos, procedimentos de controles e canal de denúncias, para que possamos mitigar os riscos de corrupção e não conformidades. Tais diretrizes devem ser observadas por todos os colaboradores, parceiros e fornecedores no desempenho de suas atividades, executadas na Afya ou em nome dela.
Colaboradores e todos os públicos de relacionamento podem reportar suspeitas de desvios de conduta por meio do nosso Canal de Ética. Para garantir a imparcialidade e segurança, o canal é administrado por empresa independente, em linha com as melhores práticas de mercado. Os reportes são anônimos, livres de qualquer tipo de retaliação por parte do denunciado e podem ser feitos, de forma confidencial, em diferentes plataformas (0800 e site), que podem ser acessadas 24 horas, todos os dias.
O Canal faz parte dos mecanismos de monitoramento de ações e de indicadores de desempenho adotados pela área de Auditoria Interna e Ética. Caso haja algum caso crítico envolvendo a alta liderança da Companhia, a empresa que administra o canal envia a denúncia para o Comitê de Riscos, Auditoria e Ética (CARE).
Conformidade com leis e regulamentos
Colaboradores e todos os públicos de relacionamento podem reportar suspeitas de desvios de conduta por meio do nosso Canal de Ética. Para garantir a imparcialidade e segurança, o canal é administrado por empresa independente, em linha com as melhores práticas de mercado. Os reportes são anônimos, livres de qualquer tipo de retaliação por parte do denunciado e podem ser feitos, de forma confidencial, em diferentes plataformas (0800 e site), que podem ser acessadas 24 horas, todos os dias.
O Canal faz parte dos mecanismos de monitoramento de ações e de indicadores de desempenho adotados pela área de Auditoria Interna e Ética. Caso haja algum caso crítico envolvendo a alta liderança da Companhia, a empresa que administra o canal envia a denúncia para o Comitê de Riscos, Auditoria e Ética (CARE).
Participação em associações
Participamos, como Afya, da Anup (Associação Nacional de Universidades Particulares) e da Abraes (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior). Além disso, de 32 Instituições de Ensino Superior (IES) da Afya, 24 IES possuem o selo ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).
Abordagem para o engajamento de stakeholders
Na página 32 (Impacto Social e Acesso à Saúde), do Relatório Anual de Sustentabilidade 2023, relatamos sobre o framework de engajamento com stakeholders em desenvolvimento, que será efetivamente implementado em 2024. Assim, não é possível responder no momento aos itens i., ii. e iii. Embora esse engajamento já ocorra, estamos formalizando e institucionalizando seus objetivos e práticas.
Período de relato, frequência e ponto de contato
O período é o mesmo do relatório financeiro compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.
Acordos de negociação coletiva
Toda a nossa equipe é coberta por acordos de negociação coletiva. Anualmente, o time de Relações Sindicais negocia com mais de 100 sindicatos das diferentes localidades em que estamos presentes para discutir as necessidades dos colaboradores e conciliá-las com as necessidades da empresa.
Verificação externa
Pela primeira vez, submetemos nosso Relatório Anual de Sustentabilidade a uma verificação externa. Começamos a nos preparar para esse processo no relatório de 2022, que passou por uma auditoria interna. A Carta de Asseguração que atesta a verificação pode ser encontrada aqui.
Atividades, cadeia de valor e outras relações de negócio
Principais segmentos de negócio da Afya: Graduação (87%), Educação Continuada (5%) e Soluções para a Prática Médica (8%).
Nossos fornecedores ou prestadores de serviços atuam, em sua maioria, em atividades como papelaria, materiais didáticos e demais insumos, além de serem provedores de soluções de hardware e software, manutenção de equipamentos, suporte técnico e mão de obra especializada para projetos específicos. Também há demanda, por nossa parte, de materiais de construção e empresas que prestam serviços em obras devido à expansão física das nossas operações, tanto por meio da instalação de unidades, como reformas das que foram adquiridas.
Empregados
9.680 colaboradores. A maior parte concentrada na Região Sudeste (44,9%), seguida da Região Norte (29,5%), Região Nordeste (22,2%), Região Sul (3,2%) e Região Centro-oeste (0,2%).
Trabalhadores que não são empregados
Requisito omitido: 2-8
Razão de omissão: informação indisponível/ incompleta.
Explicação: não havia gestão do indicador em 2023. Em 2024, foi criada, dentro da área de Facilities, uma equipe voltada para a gestão centralizada dos terceiros que atuam nas dependências ou obras da Afya, que está desenvolvendo o controle desse indicador.
Estrutura de governança e sua composição
Nossa gestão é liderada pelo Conselho de Administração, responsável por formular as estratégias e diretrizes para a condução da Afya e por supervisionar e acompanhar continuamente os negócios da Companhia e respectivos desempenhos. Também é função do Conselho aprovar as políticas e normas internas voltadas a promover o nosso desenvolvimento sustentável, em linha com nossos valores e princípios, e que prezam pela conduta empresarial responsável e compromissos com a ética e a integridade.
Valor econômico direto gerado e distribuído
O ano de 2023 demonstrou a robustez do nosso negócio e a eficácia da nossa estratégia. Registramos aumentos notáveis na receita líquida em nossos três segmentos, forte geração de caixa e substancial crescimento do lucro por ação, ressaltando nossa contínua expansão de negócios.
Encerramos o ano com a Receita Líquida Ajustada 23,9% maior em relação ao ano anterior, chegando a R$ 2.874,1 milhões. Excluindo-se as aquisições, o crescimento alcançou R$ 2.626,9 milhões, 13,3% maior que em 2022.
Proporção de membros da diretoria contratados na comunidade local
72% dos diretores de unidades são das comunidades locais.
Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços
Investimos, em 2023, R$ 43,46 milhões em infraestrutura de saúde nos municípios onde atuamos.
Impactos econômicos indiretos significativos
O que diz a primeira geração do país de profissionais do Programa Mais Médicos Em 2023, promovemos uma pesquisa em parceria com o Instituto REDS (Research Designed for Strategy), com o objetivo de medir a percepção de impacto dos cursos de Medicina do primeiro edital do Programa Mais Médicos, que começaram a operar a partir do segundo semestre de 2017. Foram ouvidos 163 formandos das nossas quatro escolas médicas oriundas do MM 1. O resultado confirmou os ideais do Programa: melhorar a formação e fixar médicos pelo território nacional, para além dos grandes centros.
Principais destaques
→ 64% dos estudantes têm intenção de permanecer na região onde fizeram a graduação em Medicina, seja de forma permanente ou temporária.
→ 68% veem melhorias na infraestrutura básica da rede de saúde local, como hospitais, postos de saúde, UBS e UPAs, em decorrência da implantação do curso de Medicina.
→ 59% constataram desenvolvimento de comércios e maior fluxo de pessoas.
→ 76% dos alunos têm o setor público como grande foco de carreira.
Proporção de gastos com fornecedores locais
Outro impacto social que promovemos diz respeito à movimentação das economias locais, uma vez que estas passam a utilizar também os serviços e produtos de fornecedores que operam nos estados onde estão sediadas. Em 2023, do total do orçamento dispendido com fornecedores, 47% foram destinados a empresas locais, ou seja, presentes nos mesmos estados em que possuímos operações ou escritórios corporativos.
Nossos fornecedores ou prestadores de serviços atuam, em sua maioria, em atividades como papelaria, materiais didáticos e demais insumos, além de serem provedores de soluções de hardware e software, manutenção de equipamentos, suporte técnico e mão de obra especializada para projetos específicos. Também há demanda, por nossa parte, de materiais de construção e empresas que prestam serviços em obras devido à expansão física das nossas operações, tanto por meio da instalação de unidades, como reformas das que foram adquiridas.
Comunicação e capacitação em políticas e procedimentos de combate à corrupção
Todos os novos colaboradores são informados sobre as diretrizes contidas no Código durante treinamentos obrigatórios, realizados durante o onboarding na Companhia. Eles também assinam um termo declarando a ciência e o comprometimento com os preceitos contidos no documento. Além disso, ao longo do ano, promovemos diversas ações de comunicação interna para disseminar e reforçar os temas tratados pelo Código, assim como uma agenda obrigatória de capacitações em assuntos de compliance. Em 2023, 54% dos colaboradores participaram de treinamentos sobre o tema.
Nos últimos dois anos, o acesso ao Canal de Ética vem crescendo, o que demonstra a confiança dos nossos públicos de relacionamento e a credibilidade com relação à solução das demandas que são recebidas. Em 2023, o Canal de Ética recebeu 315 manifestações, porém, nenhuma delas foi avaliada como caso crítico a ser comunicado ao Conselho de Administração pelo CARE. Também não foram registrados casos confirmados de corrupção envolvendo nossos colaboradores ou membros da alta administração no mesmo período.
Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas
Nos últimos dois anos, o acesso ao Canal de Ética vem crescendo, o que demonstra a confiança dos nossos públicos de relacionamento e a credibilidade com relação à solução das demandas que são recebidas. Em 2023, o Canal de Ética recebeu 315 manifestações, porém, nenhuma delas foi avaliada como caso crítico a ser comunicado ao Conselho de Administração pelo CARE. Também não foram registrados casos confirmados de corrupção envolvendo nossos colaboradores ou membros da alta administração no mesmo período.
Consumo de energia dentro da organização
Em 2023, 16% do total de energia elétrica demandado pelas nossas operações foram supridos por energia solar, frente a 17% em 2022 e 8% em 2021. Nosso consumo total, considerando todas as fontes, foi de 26.519,07 MWh.
Consumo de energia fora da organização
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Intensidade energética
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Redução do consumo de energia
Cabe destacar que não mencionamos no Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 a comparação com o consumo total de energia em anos anteriores, porque, até 2022, não incluíamos no cálculo a energia proveniente de combustíveis, fósseis ou de fonte renovável
Interações com a água como um recurso compartilhado
Na Afya, captamos água para consumo de duas fontes: poços artesianos e redes de abastecimento mantidas por concessionárias locais. A medição é efetuada por meio da leitura de hidrômetros, no caso dos poços, e das contas de consumo enviadas pelas concessionárias, no caso das captações da rede.
Algumas unidades adotam medidas de economia, que incluem uso de equipamentos de vazão controlada, reúso de água e ações de conscientização sobre a importância
do uso racional.
O consumo de água, em 2023, foi de 37.290,49 m3. O total consumido é 53,68% maior do que o verificado no ano anterior, o que pode ser justificado pela melhoria no processo de coleta de dados ao longo do ano e pela inclusão na conta da UNIMA, da Afya Jaboatão e da Afya Abaetetuba.
Gestão de impactos relacionados ao descarte de água
Na Afya, captamos água para consumo de duas fontes: poços artesianos e redes de abastecimento mantidas por concessionárias locais. A medição é efetuada por meio da leitura de hidrômetros, no caso dos poços, e das contas de consumo enviadas pelas concessionárias, no caso das captações da rede.
Algumas unidades adotam medidas de economia, que incluem uso de equipamentos de vazão controlada, reúso de água e ações de conscientização sobre a importância
do uso racional.
O consumo de água, em 2023, foi de 37.290,49 m3. O total consumido é 53,68% maior do que o verificado no ano anterior, o que pode ser justificado pela melhoria no processo de coleta de dados ao longo do ano e pela inclusão na conta da UNIMA, da Afya Jaboatão e da Afya Abaetetuba.
As unidades da Afya atendem os padrões mínimos observados para o descarte de água estão em conformidade com as normas estabelecidas nas leis e decretos estaduais e municipais, seguindo as diretrizes da Resolução CONAMA 430 e 357 para estabelecer os parâmetros mínimos de qualidade do efluente lançado.
PARAMETROS ANALISADOS: com periodicidade de 3 a 6 meses a depender da unidade.
DBO mg/L
pH U pH
Cloro mg/L
Coliformes Termotolerantes
OD - Oxigênio dissolvido
Captação de água
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Descarte de água
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Consumo de água
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Emissões diretas (Escopo 1) de gases de efeito estufa (GEE)
Desde 2020, realizamos o inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrentes de nossas operações. Os resultados colaboram para a construção da estratégia de redução das nossas emissões de carbono.
Em 2023, nossas emissões totalizaram 10.583,16 toneladas de carbono equivalente (tCO2e).
b • Gases incluídos no cálculo: CO2, CH4, N2O, HFC, HFC-32 e HFC-125.
c • Emissões biogênicas de CO2 em toneladas métricas de CO2 equivalente: 44,28 tCOe.
d • Como ano base a Afya utiliza seu primeiro inventário, datado de 2020, com 1.136,35 tCOe emitidos.
e • Os fatores de emissão foram retirados da ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol.
f • Abordagem de consolidação dos dados por controle operacional
Emissões indiretas (Escopo 2) de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia
Desde 2020, realizamos o inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrentes de nossas operações. Os resultados colaboram para a construção da estratégia de redução das nossas emissões de carbono.
Em 2023, nossas emissões totalizaram 10.583,16 toneladas de carbono equivalente (tCO2e).
c • Gases considerados para o cálculo: CO2
d • Como ano base a Afya utiliza seu primeiro inventário, datado de 2020, com 394,04 tCOe emitidos.
e • Os fatores de emissão foram retirados da ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol.
f • Abordagem de consolidação dos dados por controle operacional
Outras emissões indiretas (Escopo 3) de gases de efeito estufa (GEE)
As principais razões para o aumento das emissões de gases de efeito estufa, em comparação com 2022, foram a inclusão de duas categorias de emissões de Escopo 3: bens e serviços adquiridos e deslocamento casa-trabalho. Juntas, essas categorias representaram 50,20% das emissões totais do ano.
b • Gases considerados para cálculo: CO2; CH4; N2O.
c • Emissões biogênicas de CO2 em toneladas métricas de CO2 equivalente: 1.337,526 tCOe.
d • outras categorias consideradas para o cálculo foram: Resíduos sólidos gerados nas operações; Viagens a negócios, incluindo deslocamento casa-trabalho; bens e serviços comprados.
e • Como ano base a Afya utiliza seu primeiro inventário, datado de 2020, com 133,32 tCOe emitidos.
f • Os fatores de emissão foram retirados da ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol
Intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
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Redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)
Nossa abordagem no Escopo 2 permitiu que zerássemos as emissões em 2023. Isso se deu devido à geração própria de energia renovável, por meio de nossas usinas fotovoltaicas, e à aquisição de 20.200 I-RECs. Assim, quando comparamos as emissões de 2020 com as de 2023 desse escopo, observamos uma redução de 394,04 tCO2e.
Como uma das ações para reduzir as emissões de Escopo 2, damos preferência ao uso de energias limpas, com destaque à solar, gerada nas usinas instaladas em nossas instituições de Ensino Superior (IES) – atualmente, 16 IES possuem usinas fotovoltaicas instaladas, fornecendo energia renovável para 17 IES. Adicionalmente, garantimos, em 2023, a origem limpa e renovável de 100% da energia elétrica consumida em 45 operações do Grupo espalhadas pelo país. Esse resultado foi alcançado por meio da aquisição de 20.200 I-RECs, certificados que rastreiam os Megawatt-hora (MWh) consumidos e garantem que eles sejam provenientes de fontes renováveis, como solar e eólica, seguindo recomendações e critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia.
Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos
As atividades da Afya geram resíduos nas rotinas administrativas e acadêmicas, e durante os serviços de saúde prestados como parte das práticas médicas. Tanto os resíduos comuns quanto aqueles considerados perigosos são direcionados a terceiros devidamente autorizados. Os que são destinados à reciclagem são recolhidos por cooperativas locais.
O adequado descarte, acondicionamento, segregação, armazenagem, pesagem e disposição final dos nossos resíduos são garantidos pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos, criada em 2021 para a graduação e estendida à Afya Educação Médica no ano seguinte.
Em 2023, o foco da comissão foi executar obras de adequação para regularizar os espaços de armazenamento temporário, ação que incluiu a aquisição de balanças de pesagem e parcerias com empresas de destinação. Também nesse ano, implementamos um sistema unificado de monitoramento e gestão de resíduos, que permite acompanhar todo o processo, da geração à destinação final. Esse sistema inclui, ainda, o controle de licenças e documentos das empresas responsáveis pelo transporte e destinação final, e está integrado aos órgãos reguladores, possibilitando às unidades emitir e acompanhar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e receber o Certificado de Destinação Final (CDF), de forma a garantir a conformidade legal de todo o processo.
Gestão de impactos significativos relacionados a resíduos
As atividades da Afya geram resíduos nas rotinas administrativas e acadêmicas, e durante os serviços de saúde prestados como parte das práticas médicas. Tanto os resíduos comuns quanto aqueles considerados perigosos são direcionados a terceiros devidamente autorizados. Os que são destinados à reciclagem são recolhidos por cooperativas locais.
O adequado descarte, acondicionamento, segregação, armazenagem, pesagem e disposição final dos nossos resíduos são garantidos pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos, criada em 2021 para a graduação e estendida à Afya Educação Médica no ano seguinte.
Em 2023, o foco da comissão foi executar obras de adequação para regularizar os espaços de armazenamento temporário, ação que incluiu a aquisição de balanças de pesagem e parcerias com empresas de destinação. Também nesse ano, implementamos um sistema unificado de monitoramento e gestão de resíduos, que permite acompanhar todo o processo, da geração à destinação final. Esse sistema inclui, ainda, o controle de licenças e documentos das empresas responsáveis pelo transporte e destinação final, e está integrado aos órgãos reguladores, possibilitando às unidades emitir e acompanhar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e receber o Certificado de Destinação Final (CDF), de forma a garantir a conformidade legal de todo o processo.
Resíduos gerados
As atividades da Afya geram resíduos nas rotinas administrativas e acadêmicas, e durante os serviços de saúde prestados como parte das práticas médicas. Tanto os resíduos comuns quanto aqueles considerados perigosos são direcionados a terceiros devidamente autorizados. Os que são destinados à reciclagem são recolhidos por cooperativas locais.
O adequado descarte, acondicionamento, segregação, armazenagem, pesagem e disposição final dos nossos resíduos são garantidos pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos, criada em 2021 para a graduação e estendida à Afya Educação Médica no ano seguinte.
Em 2023, o foco da comissão foi executar obras de adequação para regularizar os espaços de armazenamento temporário, ação que incluiu a aquisição de balanças de pesagem e parcerias com empresas de destinação. Também nesse ano, implementamos um sistema unificado de monitoramento e gestão de resíduos, que permite acompanhar todo o processo, da geração à destinação final. Esse sistema inclui, ainda, o controle de licenças e documentos das empresas responsáveis pelo transporte e destinação final, e está integrado aos órgãos reguladores, possibilitando às unidades emitir e acompanhar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e receber o Certificado de Destinação Final (CDF), de forma a garantir a conformidade legal de todo o processo.
Resíduos não destinados para disposição final
Requisito emitido: 306-4a
Razão de omissão e explicação: a plataforma Vertown, que dá suporte ao gerenciamento de resíduos de todas as unidades, centralizando a emissão dos manifestos de transporte de resíduos, a gestão dos fornecedores e os controles corporativos, foi implantada ao longo de 2023. Anteriormente, o gerenciamento de resíduos era feito de forma mais manual, permitindo apenas classificá-los em perigosos e não perigosos, e não destinados para a disposição final (reutilização, reciclagem e outras operações de recuperação) ou destinados para destinação final (incineração com recuperação de energia, incineração sem recuperação de energia, aterramento e outras operações de disposição).
Assim, não foi possível mapear a geração de resíduos das unidades da Afya por tipos de materiais em 2023. Em 2024, com a utilização integral da plataforma durante todo o ano, seremos capazes de monitorar e reportar esse dado.
Resíduos destinados para disposição final
Requisito emitido: 306-5a
Razão de omissão e explicação: a plataforma Vertown, que dá suporte ao gerenciamento de resíduos de todas as unidades, centralizando a emissão dos manifestos de transporte de resíduos, a gestão dos fornecedores e os controles corporativos, foi implantada ao longo de 2023. Anteriormente, o gerenciamento de resíduos era feito de forma mais manual, permitindo apenas classificá-los em perigosos e não perigosos, e não destinados para a disposição final (reutilização, reciclagem e outras operações de recuperação) ou destinados para destinação final (incineração com recuperação de energia, incineração sem recuperação de energia, aterramento e outras operações de disposição).
Assim, não foi possível mapear a geração de resíduos das unidades da Afya por tipos de materiais em 2023. Em 2024, com a utilização integral da plataforma durante todo o ano, seremos capazes de monitorar e reportar esse dado.
Novas contratações e rotatividade de empregados
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Sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Doenças profissionais
Em 2023 não foram identificados óbitos ou doenças ocupacionais na Afya.
Identificação de periculosidade, avaliação de riscos e investigação de incidentes
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Serviços de saúde do trabalho
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Capacitação de trabalhadores em saúde e segurança do trabalho
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Promoção da saúde do trabalhador
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Trabalhadores cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
i. 100% dos colaboradores estão cobertos pelo sistema de gestão.
ii. Não existe auditoria externa para ao assunto
iii. Não se aplica
Acidentes de trabalho
Nossos mais de nove mil colaboradores, assim como nossos prestadores de serviço, são cobertos por um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Para administrar esse sistema, utilizamos o Portal RH SALU, por meio do qual acompanhamos e controlamos indicadores.
Nossa atuação envolve a prevenção, o que inclui a execução do Programa de Gerenciamento de Riscos, voltado para o mapeamento e a avaliação de riscos ocupacionais. Os resultados baseiam as ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a partir do qual são determinados quais exames ocupacionais deverão ser realizados para prevenir e evitar adoecimento ou acidentes. Nossas equipes passam por consultas médicas a cada dois anos, intervalo de tempo que diminui para um ano, no caso dos profissionais envolvidos em atividades perigosas e/ou insalubres.
Adicionalmente, a cada dois anos – ou quando há alteração de layout –, executamos ações de higiene ocupacional com o auxílio de empresa especializada, verificando os riscos químicos, biológicos e físicos do ambiente e fazendo as devidas adequações.
Os colaboradores também passam por treinamentos em saúde e segurança, conforme determinam as Normas Regulamentadoras. Devem ser obrigatoriamente capacitados todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e todos os colaboradores que exercem atividades com exposição ao risco de eletricidade ou trabalho em altura. Em 2023, 1.028 dos nossos profissionais participaram de cursos mandatórios, somando 2.811 horas. Há, ainda, cursos não mandatórios, disponíveis na plataforma de treinamento Universidade Corporativa Afya (UCA).
Com relação às CIPAs, todas as unidades contam com comissões constituídas, cujos cipeiros são capacitados para identificar fatores de risco e prestar primeiros socorros. A CIPA, em parceria com outras áreas da empresa, é responsável por realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), voltada para temas de prevenção e cuidados com a saúde e segurança.
Média de horas de capacitação por ano, por empregado
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Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira
Incentivamos o desenvolvimento do nosso time com o financiamento de bolsas totais ou parciais. Em 2023, 36 colaboradores foram beneficiados com bolsas de graduação, de cursos de idiomas e de pós-graduação/MBA.
Percentual de empregados que recebem avaliações regulares de desempenho e de desenvolvimento de carreira
Do número total de colaboradores 72,88% receberam feedback em 2023. Destes, 43,8% são homens e 56,2% são mulheres.
Diversidade em órgãos de governança e empregados
Entre nossos valores, acreditamos que a diversidade nos fortalece. Sabemos que a pluralidade é uma das nossas potências, uma vez que um ambiente permeado por diferentes perspectivas permite guiar a Companhia em direção a mudanças, com mais respeito e inovação.
Proporção de mulheres na Afya
Total: 57%
Corporativo: 61%
Digitais: 48%
Unidades: 58%
Liderança feminina (gerente, diretor, CEO/VP): 45,1%
Em 2023, divulgamos a necessidade de atualização cadastral relativa à etnia. Assim, identificamos que das 123 líderes mulheres da Companhia, 33% se autodeclaram pretas ou pardas.
Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens
Razão de omissão: informação indisponível/incompleta.
Explicação: os atuais controles adotados pela Afya não permitem o cálculo da proporção conforme solicitado no indicador.
Casos de discriminação e medidas corretivas tomadas
Tivemos em 2023 28 casos de discriminação registrados no sistema da Contato Seguro, todos os casos são analisados e investigados. É feito acompanhamento dos casos a fim de garantir que as ações decididas em Comissão estão sendo realizadas e acompanhadas. Todas as decisões são registradas no sistema Contato Seguro.
Operações com engajamento, avaliações de impacto e programas de desenvolvimento voltados à comunidade local
Na Afya, valorizamos a relação com todos os nossos stakeholders e buscamos estruturar meios de engajamento ainda mais próximos e efetivos. Em 2023, iniciamos o desenvolvimento de um framework de engajamento com esses públicos, o que incluiu a formalização de seu mapeamento conforme metodologia reconhecida pelo mercado (AA1000). Em 2024, será feita a priorização dos stakeholders e o framework será efetivamente elaborado e implementado.
SROI Afya
Em 2023, celebramos 25 anos desde a abertura de nossa primeira escola de Medicina e os cinco anos da nossa atuação como Afya. Nesse mesmo ano, a empresa, por meio da Diretoria de Sustentabilidade, propôs-se a calcular pela primeira vez o impacto socioeconômico ao longo dessa jornada.
Alguns indicadores relevantes já são públicos: mais de dois milhões de atendimentos de saúde gratuitos a comunidades locais em cinco anos e 20 mil médicos formados desde 1999. Mas o projeto de impacto vai além: seu objetivo é entender quanto a Afya transforma a saúde da população das regiões onde atua, de forma a fomentar políticas públicas e ampliar o impacto positivo (SROI – social return on investment).
A intenção é avaliar e promover impacto que extrapole aquele inerente à instalação de um curso de Medicina. Quando este chega a uma localidade, os cenários de prática médica têm o potencial de modificação dos indicadores de saúde na região. Em vários municípios onde as nossas unidades estão presentes, eles são o principal parceiro das Secretarias Municipais de Saúde nos atendimentos médicos gratuitos realizados à população. Isso se soma ao fato de que, das nossas 30 escolas médicas, grande parte está em cidades de pequeno e médio porte, distantes dos grandes centros. Apenas seis estão em capitais: Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO) e Maceió (AL).
As mudanças climáticas são, hoje, a preocupação ambiental mais urgente em todo o mundo. E, para além dos impactos óbvios nas cidades e populações, a crise gerada por elas atinge um dos principais objetivos da Afya: a promoção da saúde. A ocorrência de eventos extremos leva a consequências como a criação de condições para o ressurgimento e a propagação de micro-organismos e doenças, representando, dessa forma, uma séria ameaça para as populações mundial e brasileira.
As mudanças climáticas, portanto, importam para a Afya tanto do ponto de vista ambiental quanto social e, assim, mitigar os impactos que contribuem para a sua intensificação está entre as nossas prioridades. Para pautar melhorias em rotinas e processos que se revertam em menos emissões de carbono, realizamos anualmente, desde 2020, o inventário dos gases de efeito estufa (GEE) decorrentes de nossas operações. Esse processo segue o Protocolo GHG, programa internacional conduzido, no Brasil, pela Fundação Getulio Vargas, e abrange os Escopos – 1, 2 e 3 (emissões diretas, relativas ao consumo de energia e indiretas, respectivamente).
Casos de não conformidade em relação a informações e rotulagem de produtos e serviços
Não foram reportados casos de não conformidade sobre informações de produtos
Casos de não conformidade em relação a comunicação de marketing
Não foram registradas não conformidades em relação a comunicação de marketing.
Número de (1) instalações e (2) leitos, por tipo
(1) Das 30 Instituições de Ensino Superior com Medicina, 19 possuíam ambulatórios próprios em 2023
(2) não possui leitos
(1) Energia total consumida, (2) porcentagem de eletricidade da rede, (3) porcentagem de energia renovável
Temos 16 Instituições de Ensino Superior com usinas fotovoltaicas, por meio das quais geramos energia a partir do sol, que abastece 17 IES. Há, ainda, mais uma usina em construção, com previsão para ser finalizada em 2024.
Em 2023, 16% do total de energia elétrica demandado pelas nossas operações foram supridos por energia solar, frente a 17% em 2022 e 8% em 2021. Nosso consumo total, considerando todas as fontes, foi de 26.519,07 MWh.
Cabe destacar que não mencionamos neste relatório a comparação com o consumo total de energia em anos anteriores, porque, até 2022, não incluíamos no cálculo a energia proveniente de combustíveis, fósseis ou de fonte renovável.
Taxa total de incidentes registráveis para empregados diretos e (b) contratados
Taxa de incidentes de trabalho (TRIR): 0,33% | Taxa de doenças e agravos relacionadas ao trabalho (DART): 0,29%
Número de alunos matriculados
Mais de 21 mil novos alunos.
Número de pedidos recebidos para matrículas
115.291 candidatos para as vagas oferecidas. Para Medicina, foram considerados todos os inscritos que realizaram o pagamento da taxa para a realização da prova. Para os demais cursos, foram considerados todos os inscritos, exceto os cancelados
Média de créditos registados por estudante
A média de créditos registrados por aluno é de 14%, considerando-se as disciplinas 100% online.
Número de docentes no staff e demais docentes
(1) 3.652 docentes
(2) 6.028 demais colaboradores
Descrição da abordagem para identificar e tratar os riscos de segurança dos dados
Contamos com equipes dedicadas, diretrizes, políticas e processos específicos para garantir integridade, disponibilidade e confidencialidade nos nossos sistemas, proteção dos ambientes virtuais e mitigação dos riscos. Nossas diretrizes são estabelecidas pelo Sistema de Gestão de Segurança da Informação, desenvolvido com base na ISO/IEC 27001 e no framework de Segurança Cibernética NIST.
Para a gestão de dados pessoais, utilizamos uma plataforma especializada em privacidade, que realiza os atendimentos aos titulares desses dados. O canal é amplamente divulgado, para que estes exerçam seus direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Em 2023, a evolução contínua da Segurança da Informação foi cerne de um dos 33 projetos estratégicos da Afya, que incluiu novos investimentos e implementações de ferramentas e processos, como forma de aumentar a maturidade dos nossos controles. No âmbito desse projeto, o Escritório de Privacidade trabalhou a conscientização dos colaboradores quanto às necessidades dos titulares de dados e às exigências da LGPD, assim como a automatização e melhoria de processos da área.
Criado em 2021, o Escritório de Privacidade Afya, sob a direção do Data Protection Officer (Encarregado de Dados), executa projetos para o enriquecimento das rotinas de privacidade e proteção de dados. A área é responsável pela realização periódica do inventário de dados, identificando, mapeando, classificando e mitigando riscos nas rotinas de trabalho que envolvam dados pessoais, além de apoiar as áreas de negócio acerca do tema. Além disso, cuida da adequação de portais, da avaliação de fornecedores e revisão de contratos que tratam dados pessoais, além da promoção de treinamentos e iniciativas de conscientização dos colaboradores.
Descrição das políticas e práticas relativas à recolha, utilização e conservação da informação dos estudantes
Contamos com equipes dedicadas, diretrizes, políticas e processos específicos para garantir integridade, disponibilidade e confidencialidade nos nossos sistemas, proteção dos ambientes virtuais e mitigação dos riscos. Nossas diretrizes são estabelecidas pelo Sistema de Gestão de Segurança da Informação, desenvolvido com base na ISO/IEC 27001 e no framework de Segurança Cibernética NIST.
Para a gestão de dados pessoais, utilizamos uma plataforma especializada em privacidade, que realiza os atendimentos aos titulares desses dados. O canal é amplamente divulgado, para que estes exerçam seus direitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Em 2023, a evolução contínua da Segurança da Informação foi cerne de um dos 33 projetos estratégicos da Afya, que incluiu novos investimentos e implementações de ferramentas e processos, como forma de aumentar a maturidade dos nossos controles. No âmbito desse projeto, o Escritório de Privacidade trabalhou a conscientização dos colaboradores quanto às necessidades dos titulares de dados e às exigências da LGPD, assim como a automatização e melhoria de processos da área.
Criado em 2021, o Escritório de Privacidade Afya, sob a direção do Data Protection Officer (Encarregado de Dados), executa projetos para o enriquecimento das rotinas de privacidade e proteção de dados. A área é responsável pela realização periódica do inventário de dados, identificando, mapeando, classificando e mitigando riscos nas rotinas de trabalho que envolvam dados pessoais, além de apoiar as áreas de negócio acerca do tema. Além disso, cuida da adequação de portais, da avaliação de fornecedores e revisão de contratos que tratam dados pessoais, além da promoção de treinamentos e iniciativas de conscientização dos colaboradores.
Taxa de alunos formados
68%
Taxa de conclusão da graduação no prazo
54%
Endividamento em relação à receita anual
82%