Responsabilidade Social

Como maior grupo de Educação Médica do Brasil,

Como maior hub de educação médica e serviços digitais para médicos no Brasil, nosso papel social vai além da oferta de ensino, formação de profissionais ou tecnologias de aprendizagem ou para o exercício da profissão. Nossas operações contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar das comunidades do entorno.

Em 2022, mais de 21 mil pessoas

foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social realizadas por nossas operações.

Nesses esforços,

nossas unidades de ensino e empresas engajam funcionários e comunidade acadêmica, disseminando princípios de cidadania e de responsabilidade social. Em outras palavras, aproximando a teoria da prática, de forma a mostrar, aos estudantes, que é possível fazer a diferença.
Dashboard mockup

Ao longo de 2022, realizamos ações em todo o Brasil para melhorar a vida das pessoas.
Confira os destaques abaixo:

CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO

Nossas unidades da marca Afya Educação Médica arrecadaram e distribuíram às comunidades locais três toneladas de alimentos em 2022.  

VOLUNTARIADO

Centenas de pessoas e famílias foram beneficiadas e impactadas com ações sociais realizadas com o apoio e participação dos nossos voluntários, em sua maioria alunos e professores das IES de diferentes municípios.

PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR

Campanhas de agasalho, palestras e capacitações, atendimentos jurídicos e de saúde, feiras e trotes foram algumas das ações realizadas para promover a saúde e bem-estar das pessoas.

GESTÃO AMBIENTAL

Em 2022, mais de 5,4 mil pessoas foram impactadas pelas iniciativas de educação e conscientização ambiental, promovidas pelas Instituições de Ensino Superior. 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Lançamos, em 2022, a Cartilha de Boas Práticas, publicação com uma variedade de informações e dicas de conduta relacionadas a diversidade, equidade e inclusão dirigida a todos os colaboradores. Com uma abordagem didática de conceitos e fazendo uso de exemplos práticos, a cartilha cobre, entre outros assuntos, discriminação de gênero, racismo, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. 

Atendimentos médicos

Nos cursos de graduação em Medicina, os atendimentos à comunidade são feitos nos ambulatórios das unidades e na rede pública de saúde local, por alunos cursando os últimos anos, especialmente o internato. Na Afya Educação Médica, os médicos que frequentam os cursos de educação continuada prestam atendimentos nos ambulatórios e consultórios das próprias unidades, nos quais são recebidos os pacientes indicados pelas Secretarias de Saúde Municipais conveniadas. 

Com isso, as comunidades têm acesso a 18 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, neurologia, nutrologia, pediatria, psiquiatria, reumatologia e outras. As consultas são gratuitas, mas é estimulado que os pacientes doem alimentos, que seguem para instituições e organizações de assistência social. Em 2022, os alunos de graduação em Medicina e educação continuada realizaram mais de 353 mil atendimentos gratuitos.

Consultas de saúde

Alunos de cursos de graduação de outras áreas de saúde, como Odontologia, Psicologia e Fisioterapia, também oferecem consultas livres de custo às comunidades. Algumas instituições de ensino possuem clínicas odontológicas abertas ao público. Já outras, possuem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) para a oferta de atendimentos de fisioterapia e parceria com escolas municipais e estaduais para realizar atendimentos psicológicos mensais. Em 2022, os atendimentos gratuitos de saúde prestados pela Afya superaram 110 mil.
Credit card mockups
Dashboard mockup

Ações comunitárias

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um compromisso essencial das instituições de ensino superior, previsto na Constituição Federal. Para traduzir essa norma em práticas, todas as nossas unidades de graduação possuem áreas estruturadas para estimular a prática da investigação científica e de ações comunitárias, integrando-as às atividades de ensino dos cursos existentes, envolvendo professores e alunos. Essas iniciativas são conduzidas pelos Comitês de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI).

Exemplos de iniciativa nesse sentido é a assessoria jurídica às comunidades oferecida por algumas de nossas IES, por meio de núcleos especializados nessa questão. Atendimentos como esses, feitos pelos alunos de Direito e de outros cursos de Humanas, totalizaram 23 mil em 2022.