Notícias
Sustentabilidade

Afya oferece mais de 212 mil atendimentos gratuitos de saúde no 1T25 e beneficia quase 10 mil pessoas com ações sociais

Compartilhe
resultados-esg-1t25

No dia 08 de maio, a Afya divulgou ao mercado os resultados financeiros e de ESG da companhia do primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março, a empresa registrou 212.549 atendimentos gratuitos de saúde realizados pelas unidades de graduação e pós-graduação médica que fazem parte do grupo. O montante representa um aumento de 44% no número de atendimentos de saúde, comparado ao mesmo período do ano de 2024.  

Cerca de 65% desses atendimentos aconteceram nas regiões Norte e Nordeste do país, localidades em que a Afya possui mais da metade de suas unidades de ensino, e onde há escassez de médicos e menor acesso a cuidados com a saúde.  

Os atendimentos ofertados às comunidades são realizados em ambulatórios próprios e, também, em cooperação com hospitais, clínicas e prefeituras. No 1T25, foram mantidas 524 parcerias para os cenários de prática de estudantes de medicina e médicos que estão na especialização.

Estes médicos já formados e futuros especialistas cumprem a parte prática dos cursos junto a pacientes encaminhados pelas secretarias de saúde parceiras. No período reportado, foram realizados quase 15 mil atendimentos médicos especializados nas 20 unidades de educação médica continuada da Afya.

Responsabilidade social

A companhia faz a coleta regular e sistemática do número de pessoas beneficiadas por ações sociais realizadas por alunos, médicos e professores às comunidades onde opera. Nos três primeiros meses do ano, 9.117 pessoas foram alcançadas por iniciativas de responsabilidade social e de educação e conscientização ambiental. Em algumas delas, também há arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene para posterior doação, os quais são repassados a entidades que atendem a população em situação de vulnerabilidade social. No período, foram arrecadadas cerca de 2,7 toneladas de alimentos.

“Para aumentar ainda mais o impacto das nossas ações sobre as comunidades, nas unidades de pós-graduação médica, por exemplo, incentivamos que os pacientes, quando possível, façam doações de alimentos não perecíveis, mantimentos que direcionamos a entidades, para que sejam distribuídos a grupos menos favorecidos”, afirma Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya.

Responsabilidade ambiental

No pilar ambiental, a Afya registrou 6.330,8 MWh de energia consumida e 19,5% desse total foi proveniente de energia renovável gerada pelas usinas fotovoltaicas próprias instaladas em 17 unidades de graduação. Com isso, a Afya deixou de emitir 67,346 toneladas de CO2 (t CO2 eq) na atmosfera no 1T25, o que equivale a 14,6 vezes o que um carro convencional emite durante um ano.