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Afya ingressa pela primeira vez em rating ESG da MSCI e alcança nota BBB

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Em 2025, a Afya obteve a classificação BBB por suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no rating da Morgan Stanley Capital International (MSCI). O índice leva em consideração até que ponto a empresa tem sido capaz de gerenciar seus riscos de exposição, bem como aproveitar as oportunidades de sustentabilidade em relação aos seus pares, com base em uma análise detalhada do negócio da companhia: seu principal produto ou segmento, a localização de seus ativos, suas fontes de receita, além de outras medidas relevantes, como a existência de produção terceirizada.

“A Afya foi criada em 2019, ano em que fez sua oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores norte-americana Nasdaq. Fazer parte desse índice pela primeira vez – e já com uma nota tão significativa – é motivo de muito orgulho para todos nós e fortalece ainda mais a nossa jornada ESG. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas confiamos que estamos no caminho certo e continuaremos com a implementação da nossa estratégia de sustentabilidade em todos os níveis da organização, em busca de resultados consistentes que gerem impacto positivo para a sociedade e meio ambiente”, afirma Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

As informações, para o cálculo da nota, ou seja, do rating ESG da empresa, são extraídas das seguintes fontes: documentos corporativos (relatórios divulgados pela própria empresa), dados públicos, além de jornais e demais veículos de notícias. Para avaliar os pilares ESG, a MSCI define 10 temas e os detalha em 35 questões-chave, como pegada de carbono, saúde e segurança, relações comunitárias e ética de negócios.

A Afya foi analisada na categoria de “Diversified Consumer Services” (Serviços ao consumidor diversificados) junto a outras nove empresas de capital aberto nos Estados Unidos e obteve o segundo melhor desempenho entre elas.

No pilar Ambiental, a MSCI constatou que a Afya está na posição de liderança entre os pares em termos de emissão de carbono devido aos seus esforços para gerir os riscos e oportunidades relacionados com o clima. Em 2024, a empresa garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a origem limpa e renovável de 100% da energia elétrica consumida em suas operações. Com isso, a Afya zerou suas emissões de gases de efeito estufa decorrentes desse tipo de energia.

Com relação à privacidade e segurança de dados, segundo a MSCI, a empresa possui um baixo risco ou vulnerabilidade a potenciais violações de dados e aos seus sistemas de proteção de dados pessoais e suas iniciativas de privacidade e a segurança dos dados são mais fortes do que as dos seus pares.  

A Afya tem procedimentos rígidos de coleta, tratamento, confidencialidade e gestão de dados pessoais, atuando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e demais normas aplicáveis, como a regulação setorial da educação quanto ao acervo acadêmico. A gestão de dados pessoais é feita por meio de nosso escritório de privacidade, sob a supervisão do Data Protection Officer (DPO). Contamos com uma plataforma de privacidade que dá suporte à realização de um inventário periódico para identificar, mapear e classificar os riscos relacionados aos dados pessoais e que apoia as demais áreas na promoção do tema interna e externamente.  

“Fizemos um esforço árduo junto a diferentes áreas da empresa para aprimorar alguns processos internos e adaptar a forma como divulgamos nossas iniciativas nos canais de comunicação da Afya com vistas ao ingresso no rating. Os sites institucional e de relacionamento com investidores, além do Relatório de Sustentabilidade, são exemplos de canais que passaram por adequações para dar maior visibilidade aos nossos avanços na frente ESG e comunicá-los com mais clareza e assertividade aos diferentes públicos”, explica Cíntia Marin, diretora de Sustentabilidade e Relações Públicas da Afya.