A Afya Educacional nasce em 2019 com o objetivo de ser a grande parceira dos profissionais médicos em toda a sua jornada de formação. Mas a nossa história já tem mais de 20 anos, especialmente nos cursos de saúde e Medicina. Por meio de nossas unidades de ensino, atuamos desde a graduação - são mais de 30 cursos diferentes, além da Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até a pós-graduação médica.​ O grupo, que hoje já é o maior de faculdades de Medicina do país, quer mais: a nossa missão é ser referência em educação médica e de saúde, capacitando nossos alunos para transformarem seus sonhos em experiências extraordinárias de aprendizagem ao longo da vida.​A Afya Educacional nasceu da união da NRE Educacional, maior grupo de faculdades de Medicina do país, com a Medcel, empresa líder em cursos preparatórios para residência médica, especializações e atualizações. A Afya é uma empresa altamente tecnológica, com viés educacional e vocacionada para cuidar de toda a jornada profissional do médico.

Ao longo de suas jornadas, as duas empresas que agora formam a Afya formaram mais de 100 mil médicos nas diversas fases de suas vidas acadêmica e profissional, contribuindo para melhorar a prestação de serviços de saúde e, assim, disseminar a qualidade de vida nas comunidades onde está presente.

O sucesso da Afya Educacional deve-se à soma de três fatores: fundadores médicos, com grande conhecimento técnico; gestão profissionalizada e um grupo investidor com histórico de sucesso nos segmentos de educação e saúde. Desde 2016, o fundo Crescera, anteriormente chamado Bozano, é sócio da NRE Educacional e da Medcel.

O início de um sonho

A NRE Educacional foi fundada pelo casal de médicos Nicolau e Rosangela Esteves. Professores da Faculdade de Medicina de Barbacena (MG) e atendendo na Santa Casa de Misericórdia da cidade no início da década de 1990, o casal Esteves assistia à difícil rotina dos moradores mais carentes da região em busca de atendimento médico. “Muitas crianças nunca tinham ido a uma consulta médica na vida”, lembra Nicolau. “Ali já ganhava força o nosso sonho de formar profissionais de medicina para atuarem em cidades menores, atendendo estas populações e mudando a realidade delas.”

Em 1999 surgiu a oportunidade de levar esse projeto também para o Norte do país, no estado de Tocantins, mais especificamente no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), em Araguaína. Depois vieram outras faculdades de Medicina em Ipatinga e São João del-Rey (MG), Porto Nacional (TO) e Parnaíba (PI). “Nestas cidades vimos claramente a mudança na qualidade do atendimento à população: muitos médicos se formavam nas nossas escolas e permaneciam nestas regiões. O nosso sonho tinha se transformado verdadeiramente em realidade”, explica Nicolau.Em 2016, os fundadores viram uma oportunidade de ir ainda mais longe. A aproximação com a Crescera Investimentos abriu novas frentes de investimento, que culminaram com a aquisição da Medcel, marca de cursos preparatórios para provas de residência médica, e de outras faculdades. O Fundo também trouxe uma gestão mais profissionalizada à empresa.

Até dar origem à Afya, o Grupo NRE Educacional atuava nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Paraná e Piauí por meio de 9 unidades de ensino, sendo três delas reconhecidas como Centros Universitários pelo Ministério da Educação (MEC).

São elas: Fmit, de Itajubá (MG); Univaço, de Ipatinga (MG); Centro Universitário Uniptan, de São João del-Rei (MG); Centro Universitário Unitpac, de Araguaína (TO); Itpac, de Porto Nacional (TO); Itpac, de Palmas (TO); Iesvap, de Parnaíba (PI); Centro Universitário Uninovafapi, de Teresina (PI); e Fadep, de Pato Branco (PR).

Desde outubro de 2016 o grupo é presidido pelo economista Virgílio Gibbon - há 12 anos atuando no mercado de educação.

Cursos preparatórios

A Medcel tem uma história que guarda semelhanças com a da NRE. Empresa líder em cursos preparatórios para provas de residência médica, títulos, especializações e atualizações, foi fundada em 2005 por um médico, Dr. Atílio Barbosa, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). À época, Dr. Atílio se ressentia de não ter opções de cursos preparatórios para residência médica na região em que vivia. Então decidiu empreender junto com a esposa, Sandriane.

Ao longo de sua jornada, a Afya já formou mais de 100 mil médicos pelo Brasil.

Até a fusão com a NRE, a Medcel era presidida por Julio De Angeli, que dedicou os últimos 22 anos ao segmento de educação mediado por tecnologia. Na Afya, Julio assumiu a função de VP de Educação Continuada e Novos Negócios.

Em abril de 2019, a Afya Educacional adquiriu a Fasa (Faculdades Santo Agostinho), instituição de ensino com quatro unidades – Montes Claros e Sete Lagoas (MG) e Itabuna e Vitória da Conquista (BA) –, 14 cursos, 5 mil alunos, sendo 600 de Medicina, e 386 professores. A chegada da Fasa reforçou a liderança da empresa em cursos de Medicina – a empresa passou de 917 para 1102 vagas autorizadas pelo MEC –, além de ampliar sua presença nacional, com a chegada ao estado da Bahia.

Dr. Nicolau Esteves
Dr. Atílio Barbosa

O grupo ampliou fortemente sua presença no segmento de pós-graduação médica com a compra, em maio de 2019, da Faculdade Ipemed de Ciências Médicas. Com uma oferta de 13 pós-graduações e uma graduação (Radiologia), a Ipemed tem unidades em 5 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, conta com 1.600 alunos e 300 professores.

Para o fundador da NRE e hoje presidente do Conselho de Administração da Afya Educacional, o sonho de 20 anos atrás segue vivo: “Hoje estamos presentes também em cidades um pouco maiores, mas o objetivo permanece o de trabalhar no interior, onde temos um papel social muito relevante, que é o de levar o médico para rincões do nosso país, onde há dificuldade de acesso aos sistemas de saúde. A qualidade do ensino que oferecemos e o cuidado com as pessoas seguem sendo nossos grandes compromissos. Eu repito isso há 20 anos: ́as pessoas são a nossa maior força ́”, finaliza Nicolau Esteves.